13 vinhos da época da colheita para todos os paladares

Small Vines TBH Vineyard Pinot Noir. Foto cortesia de Small Vines.

De esmagadores espumantes a vinhos naturais atenciosos, tenho 13 garrafas que se adequam a uma vasta gama de paladares, refeições ou ocasiões, incluindo vinhos sem álcool de destaque, uma vez que estamos em plena época de colheitas em todo o mundo. Para mais críticas, o meu verão e recomendações de vinhos para as férias.

Maison Crochet Pet Native’ Sparkling Auxerrois ($25)
Maison Crochet Pet Native’ Sparkling Auxerrois é um roubo de um espumante da Lorena, França, uma pequena cidade entre Champagne e Alsácia. Feito segundo o método de Champagne (Méthode Champenoise/segunda fermentação em garrafa) pelo enólogo Wilifried Crochet, que tem experiência em Champagne, obtém todas essas qualidades num vinho muito mais acessível. É uma pequena adega familiar (5 hectares de vinhas) que oferece um equilíbrio refinado de fruta e ácido, mas que produz espumantes esmagáveis.

Foto cortesia de Maison Crochet.

Champanhe G.H. Mumm ($50)
Sim, Champanhe G.H. Mumm é o meu grande nome, desta vez como um dos Champagnes de grande marca mais acessíveis que existem. O Grand Cordon traz os sabores mais envelhecidos do champanhe, desde notas tostadas e de nozes até frutas secas e casca de laranja. É um champanhe de valor que é fácil de encontrar na maioria dos locais do país. Por apenas um pouco mais, o mesmo acontece com o Cordon Rosé ($65) ou um espumante que não seja champanhe e que seja económico, Mumm Napa Brut Rosé ($23.99).

Quarticello Spumamia Vino da Tavola Rosato ($25)
Descobri esta alegria na fabulosa loja de São Francisco Mesa giratória no Lord Stanley (disponível para levar ou para entrega no restaurante): Quarticello Spumamia Vino da Tavola Rosato é um rosato (rosé) natural, biológico, de agricultura sustentável, produzido a partir de uvas Lambrusco Maestri, na região italiana de região de Emilia-Romagna, em Itália. O enólogo Roberto Maestri acerta em cheio no perfil de sabor: um Lambrusco de estilo mais leve (segunda fermentação na garrafa/Méthode Champenoise) que é fácil de beber e de comer, mas mantém a profundidade mineral, cereja e terrosa.